sábado, 6 de junho de 2009

LINUX

3 comentários:

  1. Como surgiu o Linux?
    O Linux foi originalmente desenvolvido como um passatempo de Linus Torvalds. Ele queria um sistema operacional que fosse semelhante a um Unix, com todas as suas funcionalidades e, ainda, que pudesse utilizá-lo num PC.

    A partir dessa idéia, Linus começou a trabalhar nesse que seria o futuro kernel do sistema operacional que hoje denominamos Linux. Isso tudo aconteceu em meados de 1991, quando Linus cursava a faculdade de Computação na Finlândia.

    Em 5 de outubro de 1991 a seguinte mensagem circulou na usenet.

    Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando em uma versão free de um sistema semelhante ao Minix para computadores AT-386. Ele já alcançou o estágio de ser usável (embora possa não ser, dependendo do que você quer fazer), e pretendo distribuir o código fonte. É apenas a versão 0.02... mas já consegui rodar nele o bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress, etc.

    Esta mensagem era assinada por Linus Torvalds, e ninguém adivinharia que ela estaria marcando o início de um movimento que, menos de dez anos depois, já tem mais de trinta milhões de seguidores.

    Assim surgiu o que seria o primeiro kernel utilizável do Linux. Faz-se necessária aqui uma explicação sobre o que é o kernel do Linux, para evitar concepções errôneas do que é o kernel e o que é o Linux propriamente dito. O kernel é o núcleo do sistema operacional, é a parte que controla diretamente o hardware da máquina. Quando falamos de Linux, estamos nos referindo somente ao kernel do sistema. Tudo que existe ao redor do kernel são aplicativos que compõem uma distribuição do Linux.

    YURI ÁLLAN
    BEIJOS...

    ResponderExcluir
  2. O que é o Kernil do Linux?
    Kernel pode ser entendido com uma série de arquivos escritos em linguagem C e em linguagem Assembly que constituem o núcleo do sistema operacional. É o kernel que controla todo o hardware do computador. Ele pode ser visto como uma interface entre os programas e todo o hardware. Cabe ao kernel as tarefas de permitir que todos os processos sejam executados pela CPU e permitir que estes consigam compartilhar a memória do computador.
    Para entender melhor tudo o que envolve o kernel do Linux é interessante ver um pouco da história do sistema (para conhecer a história completa, clique aqui). O kernel do Linux foi idealizado pelo finlandês Linus Torvalds, em 1991. Torvalds era um estudante de ciência da computação que, em seus estudos, teve a necessidade de criar uma nova versão do Minix, um sistema operacional baseado no Unix e desenvolvido por Andy Tannenbaum.
    Linus começou a trabalhar nesse projeto e, quando desenvolveu algo concreto, enviou uma mensagem para um grupo de usuários do Minix na Usenet (a antecessora da internet). Na mensagem, Torvalds notificou sobre sua criação e avisou que disponibilizaria o código-fonte do que tinha desenvolvido a todos os interessados.
    O que Linus Torvalds tinha criado, na verdade, era a primeira versão do kernel do Linux. Assim, falando grossamente, bastava juntar uma série de aplicativos com o kernel para que um sistema operacional fosse criado.
    Linus Torvalds tinha vontade de ter um sistema operacional no qual fosse possível alterar conforme a necessidade. Ao criar a "nova versão" do Minix, Torvalds tinha desenvolvido um meio de usar o hardware de um computador por software e, portanto, restava agora a cada interessado adicionar os aplicativos e as funcionalidades desejadas, para assim constituir um sistema operacional. Em outras palavras, o "chassis" do sistema estava criado, bastava adicionar a "carroceria".
    O nome Linux é uma mistura de Linus com Unix. E como Linux é, na verdade, o nome de um kernel, talvez o InfoWester devesse dar o nome de "O kernel Linux" ao título deste artigo. Devido a essa questão - sobre o que de fato o nome Linux representa - o correto é dar o nome GNU/Linux a todas as distribuições desse sistema, uma vez que essas são constituídas pelo kernel - o Linux - mais uma coleção de programas e aplicativos, sendo que a quase totalidade desses softwares são baseados nos conceitos da GNU. No entanto, por questões de comodidade, convencionou-se a utilizar o nome Linux para toda e qualquer distribuição.

    YURI ÁLLAN
    BEIJOS...

    ResponderExcluir
  3. Projeto GNU
    Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir, o programa, seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.
    Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix).
    A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.
    Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, que é o kernel do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um kernel chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um kernel que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este kernel ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.
    Atualmente, o sistema operacional GNU com o kernel Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas se referem ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.
    Mas o próprio Linus Torvalds discorda da nomenclatura GNU/Linux, chamando seu Sistema Operacional apenas de Linux. A discussão e desentendimento entre Stallman e Torvalds prosseguem acerca da correta nomenclatura a respeito do Sistema, arrastando também as opiniões dos inúmeros usuários e desenvolvedores do Sistema GNU/Linux (ou apenas Linux).

    YURI ÁLLAN
    BEIJOS...

    ResponderExcluir